Durante a semana, o gramado ao lado do Bosque da Leitura, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, não tem nada demais. No fim de semana, porém, o local se transforma no paraíso dos cachorros. Aos sábados e domingos, donos de cães se reúnem com seus bichos no gramado e os soltam para brincar à vontade.
 
No "cachorródromo", como é conhecido o local, há todos os tipos de cães, como o grande e esbelto dinamarquês Clarence e a atarracada buldogue inglesa Bolota. Pesando 82 kg, com 1,92 metro de comprimento, Clarence, de 3 anos, fez vários amigos de quatro patas no parque, segundo seu dono, o criador de cães Wanderly Moreira, de 48 anos. “Apesar do tamanho, normalmente ele é que apanha da cachorrada quando sai umas brigas”, conta, sorrindo, Moreira.  O criador ressalta que não só os cachorros fazem amigos no "cachorródromo". “Fiquei amigo de outras pessoas aqui. O local é bom, pois encontramos pessoas com as mesmas afinidades”, diz.  Com apenas seis meses de idade, Bolota passeia no Ibirapuera desde os três. Neste breve período, ficou amiga de vários outros cães, como os pugs Ozzy e Nanu. Mas, segundo sua dona, a publicitária Cristina Iglesias, de 32 anos, Bolota se diverte mais com os maiores. “Ela prefere os trogloditas”, brinca.  Além do contato social, o "cachorródromo" serve também para os animais gastarem as energias. As duas horas e meia que passam no parque, aos domingos, Ozzy e Nanu não param: correm atrás de uma bolinha, pulam sobre outros cães e brincam de perseguição. “Quando chegam em casa, tomam banho e dormem o resto do dia”, afirma a analista de Recursos Humanos Fabrícia Teixeira, de 30 anos, dona da dupla de pugs.
 
Namoro O amor também permeia os gramados do Ibirapuera. Casais caninos e donos atrás de pretendentes para seus pets são comuns no local. Os basset hounds Nina e Moises, por exemplo, se conheceram há um mês e, desde então, não se desgrudam quando estão no parque. Deu namoro. “O Moisés é louco por ela”, disse o dono de Nina, o funcionário público Rubens Veiga, de 49 anos.  A dona do pug Frederico, a dentista Priscila Faria, de 28 anos, conta que já trocou telefone com donos de cadelinhas da mesma raça. “Quando falo em ir ao Ibirapuera, ele já reconhece e fica doido”, diz Priscila.
 
Primeira vez
  O filhote de pit bull Logan, de 3 meses, caminhava assustado pelo gramado. Em seu primeiro passeio pelo "cachorródromo", o cachorrinho chamava a atenção com seu jeito inseguro e era acariciado pelos donos de outros cães.  “Ele ainda está se aclimatando. Tudo é novidade para ele”, disse seu dono, o funcionário público Marcelo Ferreira, de 35 anos. 
 
Proibição  Apesar da alegria dos cães em correr livres pelo gramado, vale lembrar que, no parque, o uso de coleira e guia é obrigatório. Para a cantora lírica Roberta Mauri, de 29 anos, os donos são conscientes ao soltar seus cachorros. “Temos de ficar tomando conta”, disse a dona do husky siberiano Rodan.  A publicitária Cristina ressalta que cães de raças consideradas mais agressivas, como pit bull e rottweiler, raramente ficam soltos. “E quando isso acontece, eles ficam com fucinheira”, afirma. 

Pista de Cooper, parque infantil, lanchonetes, áreas de estar, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de bicicleta, fonte multimídia, quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica e Praça Burle Marx. Funcionam também na área do parque: Escola de Jardinagem, Divisão Fauna, Viveiro Manequinho Lopes, Planetário e Escola Municipal de Astrofísica, UMAPAZ, Herbário, Museu Afro-Brasil, CECCO (SMS), Pavilhão das Culturas Brasileiras, OCA e Bosque da Leitura (SMC), Fundação Bienal, Auditório Ibirapuera, MAC, MAM e Pavilhão Japonês.
  • Exercício
  • Diversão
  • Interação com outros pets
  • Anti-stress
  • Contato com o meio-ambiente
Funcionamento: diariamente das 5h às 0h

Horário dos portões:
- Portões: 02, 03, 05 e 10, das 05h as 24h.
- Portões: 04, 06 e 09, das 05h as 22h.
- Portões: 07, 08 e 09A, das 06h00 as 20h.
- Portão: 07A, das 07h as 17h.

Horário dos Portões, somente aos sábados no “Ibira 24h”:
- Portões de acesso a veículos fecham às 22h00, todos os veículos no interior do Parque devem sair até meia-noite, exceto veículos credenciados.
- Portões de acesso a pedestres fecham às 22h, exceto os Portões 02 e 10 com livre acesso 24h.
Informações: www.prefeitura.sp.gov.br/svma  
Recomenda-se ao visitante o uso dos meios de transporte: ônibus, integração metro-ônibus, táxi, bicicleta ou a pé.
*Maiores informações para acessos e conduções ao parque, entre em contato com a SPTRANS pelo telefone 156 ou site: www.sptrans.com.br .
O parque possui 10 portões com horários e formas de acesso diferenciados. Confira: Para pedestres:
- Avenida IV Centenário, portões: 05, 06 e 07A;
- Avenida Pedro Álvares Cabral, portões: 02, 03, 04, 09 e 10.
- Avenida República do Líbano, portões: 07, 08 e 09A. Para veículos:
- Av. Pedro Álvares Cabral – Portões: 03 (cartão zona azul) e 10 (somente veículos credenciados).
- Av. República do Líbano – Portão 07 (cartão zona azul). ÔNIBUS: 
175T-10 – Metrô Santana – Metrô Jabaquara 
477U-10 – Heliópolis – Shop. Iguatemi (Cir.) 
509M-10 – Jd. Miriam – Term. Princ. Isabel 
5154-10 – Term. Sto. Amaro – Est. da Luz 
5164-21 – Cidade Leonor – Pq. Ibirapuera 
5175-10 – Balneário São Fco. – Pça. da Sé 
5178-10 – Jd. Miriam – Lgo. São Francisco 
5185-10 – Term. Guarapiranga – Pq. D. Pedro II 
5194-10 – Jd. São Jorge até Apurá – Lgo. São Francisco 
5300-10 – Term. Sto Amaro – Term. Pq. D. Pedro II
 
 Autor: Paulo Toledo Piza Especial para o G1, em São Paulo
 Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL912864-5605,00.html
Avaliações
Seja o primeiro a avaliar!


Sua avaliação

  • Titulo
  • Nota
  • Avaliação




Serviços

  • Parque


Fale conosco

Quer nos mandar críticas, dúvidas, sugestões, anunciar no TravelPet, ou apenas um "alô"?

contato@travelpet.com.br

Quer ser um colaborador de conteúdo para o TravelPet.com.br? Nos envie um e-mail nos contando um pouco mais sobre você e o porquê você quer ser um colaborador.

Parceiros
Ama Terra Farfalla Turismo 4 Patas Nossa Matilha