Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional contará com ajuda de cães farejadores em fiscalização

Para dar continuidade e oficializar os trabalhos de implantação do Núcleo de Cães de Faro, que irão atuar na fiscalização da Vigilância Agropecuária Internacional, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) criou, um Grupo de Trabalho que irá elaborar o projeto básico para implementar a utilização dos animais. A oficialização ocorreu nesta quinta-feira (06), com a publicação da Portaria nº 364, de 5 de novembro de 2014, no Diário Oficial da União.

O GT ficará responsável por realizar reuniões técnicas com órgãos ou entidades que já possuam Núcleos de Cães de Faro, fazer visitas técnicas em organizações nacionais e internacionais que se utilizam desses animais e firmar parcerias com outras instituições, entre outras funções. O Grupo de Trabalho terá um prazo de 180 dias para concluir os trabalhos, a contar da publicação no DOU.

A ideia é que o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) passe a contar com cães farejadores no trabalho de fiscalização o mais breve possível. A justificativa é o fato desses animais possuírem um olfato aguçado, 100 vezes mais sensível do que o de seres humanos, e isso os capacitam a perceber odores mesmo em concentrações baixíssimas, conferindo agilidade e eficiência à fiscalização.

De acordo com o coordenador geral do Vigiagro, Marcos Valadão, a inclusão de cães no trabalho de fiscalização ajudará a liberar fiscais para atuarem em outras atividades importantes do Ministério. “Quase todos os países que possuem um sistema de defesa agropecuária bem estruturado já contam com esse tipo de apoio. Vamos acompanhar esse avanço”, afirmou.

As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptadas pela Equipe Nossa Matilha.
 Autor: Nossa Matilha
 Fonte: http://www.nossamatilha.com.br/noticias-e-mercado/caes-profissionais/sistema-de-vigilancia-agropecuaria-internacional-contara-com-ajuda-de-caes-farejadores-em-fiscalizacao-92029n.aspx
 Autor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)




Parceiros
Ama Terra Farfalla Turismo 4 Patas Nossa Matilha